Publicado em 26 de junho de 2026 por Rui C. Barbosa

Missão para salvar o observatório Swift será lançada a 27 de Junho

O Observatório Neil Gehrels Swift da NASA é um satélite que estuda as explosões de raios gama, as explosões mais poderosas do Universo, e outros objetos e eventos cósmicos. O Swift alberga três telescópios multiespectrais, que recolhem dados em luz visível, ultravioleta, raios X e raios gama.

Lançado a 20 de Novembro de 2004, a órbita do observatório tem vindo a diminuir e ficou ainda mais afectada devido à influência das tempestades solares que, ao interagir com a atmosfera terrestre, vieram a aumentar o atrito atmosférico no observatório.

Em Setembro de 2025, a NASA concedeu um contrato à Katalyst Space Technologies para conceber, construir, testar e lançar uma nave espacial para encontrar, capturar e impulsionar o Swift para uma órbita mais elevada. Entretanto, as equipas do Centro de Voos Espaciais Goddard da NASA em Greenbelt, Maryland, e da Faculdade de Ciências Eberly da Universidade Estadual da Pensilvânia em University Park fizeram mudanças operacionais inovadoras para manter o Swift a pelo menos 300 km acima da Terra, onde a missão de impulso tem a melhor hipótese de sucesso.

A missão, denominada “Swift Boost Mission”, será lançada pelo foguetão Pegasus-XL “Adam” inicialmente transportado por um avião L-1011 Tri-Star “Stargazer” a partir da Pista RW 06/24 do Bucholz Army Airfield localizado no Ronald Reagan BMDTS, Ilhas Marshall.

O L-1011 Tri-Star “Stargazer” entrará num padrão de espera antes do lançamento a aproximadamente 12 km de altitude. No minuto que antecede o lançamento, o Stargazer e o Pegasus-XL voarão na direção Sudeste e iniciarão uma subida até aproximadamente 12,6 km, onde o Pegasus-XL será libertado. Sete segundos depois, ocorrerá a ignição do veículo, seguida da manonbra que o direccionará para a órbita terrestre.

A queima do primeiro estágio ocorrerá 1 minuto e 19 segundos após o lançamento e o foguetão percorrerá 756 km nesta fase. O segundo estágio será acionado 1 minuto e 35 segundos após o lançamento e queimará até 2 minutos e 50 segundos após o lançamento, percorrendo 3.540 km.

Após a separação do segundo estágio, o terceiro estágio do Pegasus-XL e o módulo LINK irão planar durante aproximadamente 3 minutos e 30 segundos, durante os quais o terceiro estágio irá realizar uma queima de inserção de 1 minuto, colocando o LINK numa órbita com um perigeu a 355 km, apogeu a 385 km e inclinação orbital de 20,6.º com uma velocidade nominal de corte de 26.081,6 km/h (7,24 km/s).

No momento da inserção orbital, o Observatório Swift estará a 402 km a Norte da Micronésia ou a 3.033 km atrás da sonda LINK, a 354 km de distância.

Cerca de quatro dias após o lançamento, o módulo LINK da Katalyst fará uma aproximação próxima ao Observatório Swift. Nas semanas seguintes ao lançamento, espera-se que o LINK capture o Observatório Swift e aumente a altitude orbital do satélite, prolongando a vida operacional e as atividades científicas do Swift.

Deixe um comentário